O que realmente é a totalização de algo? Ela sempre é dependente de estruturas (parte) ao qual na função conclui uma consciencia que se torna como fenomeno independente, por exemplo. Kant, Freud foram muito claros quanto a isso ao expor o cérebro humano e suas funções, mas a Escola de Berlim corrompeu. Vamos concertar isso!
Se a Gestalt participa da percepção ela está para o campo de quem olha fora de si para analisar dentro de si ou mesmo analisar dentro de si o que lembra ou vê dentro de si mesmo como em um sonho (o sonho imita a vida).
A percepção não é subjetividade, mas uma dinâmica do corpo subjetividade.
Tenho por sensibilidade o campo subjetividade em meu campo analítico, interno, e uso a percepção para dar qualidade ao que percebo, se subjetivo ou real desde que com mais um elemento da função:o teste da realidade, e assim sequencialmente potenciá-lo.
O processamento, organização e interpretação de um estímulo dado qualquer deverá passar pelo SMTP (Sistema Motor Topográfico Psiquico) que unifica a topografia, dinâmica e sistema econômico de Freud para então transbordar como subjetivo ou realístico.
Note que a sensação ao qual abordamos até agora e kantiana não é a sensação atual analisada pela Psicologia Mentalista, pois antes deste corpo sensação atual da Psicologia Mentalista é a sensação kantiana tudo aquilo que está para a sintética da estética e logica maisa as leis universais deixadas a muito de serem realmente compreendidas.
Se a sensação está para a sintética ela tem infinitas potencias em si, não é um elemento puro, logo é uma variável em si mesma subjetiva e por isso toda a clássica diz que nosso mundo percebido fora de nós é sensível quando da sensação, pois compreendemos e até conforme Kant que enxergamos uma árvore, mas nossos olhos não enxergam o universo microscópio da árvore e atômico, o que conseguiríamos observar com tecnologias sendo realmente e aqui bem diferentes de fauna e flora.
Quando com a tecnologia enxergamos o universo atômico da arvore temos nesta relação uma perceptiva mais ampla do próprio universo e diferente de fauna e flora.
Entenda, o senso comum, quando perde o entendimento e a diferenciação entre pensar e pensar operativo, SER/TER da estética e lógica kantiana, a cartesiana, etc, possui uma percepção de baixa potencia vivendo apenas no pensar, e o analítico do pensar que é e participa da sensação, logo tendendo ao sempre subjetivo das coisas, ao raso e perceptivo, dialético.
A ciência, a verdadeira, passa a ser ao homem uma ferramenta ampla para o conhecimento de si mesmo e no mundo, mas compreenda, não um totem, um Deus e tão quanto algo que esta no mentalismo como Skinner e Heidegger querem manter no realismo radical unido ao mentalismo moderno.
Sendo assim percepção e sensação são diferentes e participantes da subjetividade a priori na analítica de todo o homem quando sem a Lógica Pura aplicada ou mesmo pelo teste da realidade sendo a analise apenas superficial e da coisa no tempo.